Artigo Cient Fico
TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SUINOCULTURA E DIMINUIÇÃO
DOS GASES DO EFEITO ESTUFA
1
2
2
3
LOPES, F.C. ; MORAIS, M.A. ; SANTOS, C.S. ; SILVA, A.V. ; OLIVEIRA, T. C.
1
RESUMO
A suinocultura é considerada uma atividade preocupante devido à geração de grandes volumes de dejetos com elevada concentração de matéria orgânica e os riscos de contaminações. O método abordado para o tratamento dos dejetos neste trabalho é o sistema de Biodigestão Anaeróbia, pelo diminuição dos gases do efeito estufa.
Este estudo descreve os impactos ambientais, gerado pelo tratamento dos resíduos da suinocultura. O trabalho desenvolvido demonstrou que os biodigestores são ferramentas adequadas para diminuir a poluição causada pelos resíduos dos suínos e agregar valor através do biogás e biofertilizante às propriedades rurais. Além disso, sua utilização melhora a higiene e o padrão sanitário do meio rural, diminui a disseminação de doenças, melhora a qualidade ambiental e gera empregos e renda para população rural.
Palavra-chave: Suinocultura; Gases Poluentes; Produção de Biogás e Biofertilizante; Conservação ambiental.
INTRODUÇÃO
A suinocultura é considerada uma atividade preocupante devido à geração de grandes volumes de dejetos com elevada concentração de matéria orgânica e os riscos de contaminações.
Segundo KOZEN(1983) e OLIVEIRA (1993), a problemática ambiental da suinocultura está no fato de que, a partir do momento em que se optou por explorações em regime de confinamento, o total de dejetos gerados, anteriormente distribuído na área destinada à exploração extensiva, ficou restrito a pequenas áreas. Além disso, houve aumento crescente da demanda por produtos de origem animal e aumento do emprego de tecnologia moderna (mecanização de operações, melhor alimentação do rebanho, controle mais eficiente de doenças, etc.), o que resultou em aumento do efetivo do rebanho, acompanhado por índices elevadíssimos de produtividade.
De acordo