Artigo Cida
Maria Aparecida Gomes1
Resumo
A água é o recurso natural mais abundante do planeta. É ela que garante a sobrevivência dos seres humanos. Entretanto, esse recurso tem passado por uma crise de abastecimento. É preciso analisar os fatores geográficos, políticos e climáticos envolvidos nesse problema para criar alternativas para sua solução. O Brasil tem as maiores reservas de água por unidade territorial, e, possui 12% da água superficial do mundo, mas essas reservas são desigualmente distribuídas no espaço geográfico. A alternativa mais precisa para a solução da escassez da água seria a conscientização de seu uso, tanto por parte da população quanto do governo.
Palavras-chave: Água. Escassez da água. Conscientização.
1 Introdução
O presente artigo aborda o tema da escassez hídrica pelo qual o Brasil tem passado nos últimos anos, como isso tem interferido negativamente na vida das pessoas, e, as possíveis alternativas para a solução do problema.
É um tema muito importante a ser estudado e tem tido diversas discussões em diferentes setores já que visa a qualidade de vida, o desenvolvimento do país e o esgotamento dos recursos naturais. Assim, devem-se buscar formas inéditas para solucionar o problema através de parcerias e conscientização da população e governo.
Apesar de o Brasil possuir 12% de água doce superficial do mundo, tem enfrentado uma crise de abastecimento que pode ser dar por vários motivos. O crescimento populacional desordenado nos grandes centros urbanos, as práticas de gestão governamental e empresarial, o desperdício e a poluição, a falta de chuvas, dentre outros.
Assim, é importante analisar práticas de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável que podem ser benéficos para garantir o abastecimento de água e energia, assim como a conscientização de todos.
2 METODOLOGIA DE PESQUISA
Para realização da análise proposta a metodologia utilizada foi a de pesquisa