Artigo Biomassa 1
Ao decorrer dos anos, o crescimento populacional e econômico tendem a aumentar cada vez mais, e de acordo com esse aumento surgem maiores índices de poluição e uma demanda energética maior. Desta forma, surge a necessidade de novos recursos para a geração de energia elétrica que possam acompanhar tal progressão. No entanto, é necessária uma política de preservação ambiental, ou seja, a fonte de energia tem que ser limpa, rentável e economicamente viável.
Em busca de meios para solucionar tal problema, surge a energia de biomassa que a princípio utiliza de resíduos orgânicos para produzir eletricidade. Tendo em vista, este meio de geração causa poucos impactos ambientais, é renovável e mais barata que outras usinas que possuem o mesmo objetivo desta.
Existem vários modos de produção de energia elétrica que se enquadram na biomassa, as principais são o aproveitamento do bagaço de plantas, frutas e sementes como o bagaço da cana-de-açúcar, da laranja, cascas de arroz, entre outros. Por outro lado, também existe o aproveitamento de gases liberados em lixões a céu aberto espalhados pelo Brasil, que podem ser utilizados para a produção de energia elétrica. Deste modo, o objetivo do presente trabalho, é estudar as vantagens e benefícios ao usar a biomassa como matriz energética para solucionar problemas como a poluição e a grande demanda energética da população. Ademais, é entender os processos em qual a biomassa é submetida para a gênese de energia elétrica.
Biomassa e a geração de energia. A energia de biomassa é renovável, garante o fornecimento de energia e também auxilia na diminuição do CO2 na atmosfera. Além disso, há uma utilização do lixo na produção, diminuindo a quantidade de dejetos nos aterros. A bioenergia pode ser convertida em três produtos: eletricidade, calor e combustíveis. (FONTESDEENERGIA.INFO,2015)
Para fazê-la são utilizados materiais como biomassa arborícola, sobra de serragem, vegetais e frutas, bagaço de cana e alguns tipos de