Artigo acadêmico - Biomassa
Resumo
O artigo apresenta uma análise sobre a Biomassa considerada método de produção de energia renovável e sustentável através da utilização de matérias orgânicas. Um dos meios mais utilizados na produção de energia é a combustão, queima desta matéria orgânica gerando força para mover turbinas de um gerador, este é um trabalho realizado principalmente pelas termelétricas. Devido as demais fontes para geração de energia, como a utilização de combustíveis fosseis, ser de origem limitada, a biomassa tem tomado a liderança em relação as demais quanto a inovação, sustentabilidade e fonte inesgotável de produção.
Palavras - chave: Reaproveitamento de resíduos, Combustão, Bioenergia, Fonte renovável.
1– Introdução
O mercado de produção de energia está passando por processos de inovação na geração desta para sustentação da demanda utilizada pelo país. O Brasil está em constante desenvolvimento e crescimento populacional, com isso é necessária a expansão do setor energético para que os métodos de geração futuros de energia, sejam os mais sustentáveis. De acordo com a EMBRAPA (2006) , o Brasil encontra-se na liderança com a produção da biomassa florestal (carvão vegetal e lenha) sendo estas mais utilizadas em indústrias siderúrgicas.
Deste modo, entraram em análise e discussão, vários métodos para inovação da geração de energia que fosse viável para produção e utilização para todas as regiões brasileiras. Métodos de produção de energia através de recursos naturais em que não houvesse prejuízos socioambientais e esta fonte fosse capaz de se regenerar, sendo assim, esta produção seria inesgotável. Segundo Valadares (2011) “Hoje, o Brasil é líder na produção de biocombustíveis. A liderança é devida à alta produtividade do etanol de cana-de-açúcar e crescente produção de biodiesel, combustível renovável derivado de óleos vegetais ou de gorduras animais”.
Tendo muitos recursos energéticos que são encontrados em grande