fontes de energias
AREA: CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS
CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA
COMPONENTE CURRICULAR: INTRODUÇÃO A ENGENHARIA MECÂNICA
PROFESSOR: HUMBERTO SARTORI POMPEO SA SILVA
ACADEMICO: RODRIGO SPRICIGO FONTES DE ENERGIAS - BIOMASSA Há diversas fontes de energias alternativas disponíveis em nosso planeta estas podem ser renováveis ou esgotáveis. Entre as principais fontes podemos citar: biomassa, biodigestores, eólica, hidráulica, solar e fóssil entre outras. A enorme participação das fontes não-renováveis na oferta mundial de energia coloca a sociedade diante de um desafio a busca por fontes alternativas de energia.
Uma das mais promissoras fontes alternativas de energia é a que utiliza a biomassa.
Conforme Luiz Augusto Nogueira, “A Biomassa é todo recurso renovável oriundo de matéria orgânica (de origem animal ou vegetal) que pode ser utilizada na produção de energia. “
Uma das principais vantagens da biomassa é que, embora de eficiência reduzida, seu aproveitamento pode ser feito diretamente, por intermédio da combustão em fornos, caldeiras, etc.
Para aumentar a eficiência do processo e reduzir impactos socioambientais, tem-se desenvolvido e aperfeiçoado tecnologias de conversão mais eficientes, como a gaseificação e a pirólise, em sentido amplo, conceitua-se como: “Considerada como o processo clássico de estudos da ação do calor na madeira, sendo que, no elenco de possibilidades da sua aplicação encontra-se a carbonização, que se destaca no Brasil, na prática da obtenção de carvão vegetal para siderurgia” Conforme José Otávio Brito em seu artigo disponível em http://www.bv.fapesp.br/pt/bolsas/131048/pirolise-madeira-eucalipto-avaliacao-caracteristicas/.
Tipos de Biomassa:
Lenha: A lenha tem grande importância na Matriz Energética Brasileira, participando com cerca de 10% da produção de energia primária. A lenha pode ser de origem nativa Cerca de 40% da lenha produzida no Brasil