artigo biogás
FENNER, Marciano Pozzobon¹
SALDANHA, Leonardo Fontoura¹
SCHREINER, Jerusa Dutra²
Resumo
A utilização da biomassa na obtenção de energia representa uma fonte alternativa de grande eficiência e que pode ser substituída pelo petróleo. Na área urbana, além de produzir energia, seu grande benefício é a utilização de enormes quantidades de lixos orgânicos ou de fluentes líquidos que são retirados, como por exemplo, resíduos industriais, esgotos e lixeiras, que deixam de agredir a natureza e podem ser transformados em combustíveis como fonte de energia.
Palavras-chaves: Biogás; Processo de Geração de Energia; Fonte Renovável.
Abstract
The use of biomass in
Key-words: Biogás; Process Generation of Energy; Source of Energy.
O uso da biomassa e de biodigestores apresenta notável vantagem na área rural, onde as sobras de resíduos culturais e dejetos de animais podem ser utilizados além da produção do Biogás, a obtenção de biofertilizante, que é o material orgânico processado no biodigestor e usado como adubo (.
O biogás, também denominado Metano, é o resultado de uma mistura de gases. Ele é um combustível de grande poder calorífico. A energia útil do Biogás tem uma capacidade energética entre 450 a 550 BTU - British Thermal Unit (Unidade Térmica Britânica). Basicamente o poder calorífico do biogás depende da quantidade de Metano na sua composição, podendo chegar de 5.000 a 6.000 Kcal/m³.
O Biogás resultante depende da fermentação anaeróbica pelas bactérias da matéria orgânica, chamadas de biomassa. A composição desse gás depende do tipo de material orgânico utilizado, a sua composição básica é de 50 a 70% de Metano(CH4); 25 a 50% de Gás Carbônico(CO2); entre 0 a 7% de Nitrogênio(N); de 0 a 1% de Hidrogênio(H); de 0 a 3% de Gás Sulfídrico(H2S); entre 0 a 2% de Oxigênio(O2, quanto menos, melhor); entre 0 a 1% de Amoníaco(NH3). se entrar O2 no Biodigestor, as bastérias anaeróbicas morem e a quantidade