biomecanica do cotovelo e punho
O complexo articular do cotovelo é formado por três ossos:
Extremidade inferior do úmero formada pela tróclea e o capitulo;
Extremidade superior da ulna, formada pelo olecrano e sua cavidade sigmóide;
Extremidade superior do rádio, formada pela cabeça do radio.
Sendo assim, forma-se três articulações:
Úmero-ulnar = que fazem flexão e extensão; (tróclea e incisuratroclear)
Úmero-radial = fazem flexão e extensão; (côndilo do úmero e cabeça do rádio)
Rádio-ulnar superior = fazem a prono-supinação.
Flexão
Ocorre pela aproximação do antebraço sobre o braço, podendo ser dividida em flexão ativa e passiva. Durante a flexão ativa, o movimento é limitado pelo contato do antebraço com a massa muscular do bíceps braquial, sendo esse movimento nunca superior a 145°.
Já na flexão passiva, existe uma acomodação da massa muscular do bíceps, que se achata para receber o antebraço, o movimento é limitado pelo impacto da cabeça radial contra a fossa supracondiliar e do processo coronóide contra a fossa troclear, somando a tensão passiva do tríceps braquial. Este movimento pode alcançar 160°.
Extensão
Ocorre devido ao afastamento do antebraço em relação ao braço. Em indivíduos normais a extensão pode chegar a 180°, sendo que se houver uma fossa olecraniana mais profunda, essa extensão pode aumentar. E extensão é limitada pelo impacto do olecrano no fundo da fosa olecraniana, tensão da região anterior da cápsula articular e pelo estiramento do bíceps braquial e braquiorradial.
Prono-supinação
Realizado na articulação radio-ulnar superior este movimento ocorre sobre a cabeça do radio que gira em torno de seu eixo longitudinal. Na pronação, partindo da posição neutra, a cabeça do rádio faz uma rotação posterior em relação ao côndilo umeral, já na supinação ocorre o oposto.
Prono: cabeça do rádio posterioriza; ulna roda externa.
Supino: cabeça rádio anterioriza; ulna roda interna.
BIOMECANICA DO PUNHO
O punho é formado por duas