GERA O DE ENERGIA ALTERNATIVA ATRAV S DO BIOG S
Tema: Introdução à ciência
Subtema: Fontes alternativas de energia e Sistema de Proteção Elétrica.
Identificação do problema/Desafio técnico
Desde os primórdios da civilização, o homem tem a necessidade de transformar e consumir os meios que o cerca a fim de sobreviver e desenvolver-se socialmente. Porém, o desenfreio desta condição trouxe como consequência o descarte excessivo de recursos esgotáveis que são essenciais para o meio e a sociedade. Assim, pensando em uma melhor destinação desde material e aproveitando as suas qualidades, este trabalho pretende descrever a geração de energia elétrica a partir dos resíduos sólidos urbanos.
Objetivo
Apresentar a técnica de aproveitamento do biogás como energia alternativa à matriz energética brasileira. Descrever o processo de cogeração de energia através do gás gerado pela decomposição de matéria orgânica e apontar, de forma sucinta, suas principais vantagens e limitações.
Desenvolvimento do trabalho
Seria muito cômodo poder pegar tudo o que não é desejado e arrastar para a lixeira e, após o enchimento desta, poder clicar em um botão de “descarte” como é feito nos computadores. Porém, fora do mundo virtual, não poderia ser igual, pois, segundo Lavoisier, “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
O crescimento da população, seus hábitos e padrão de vida consumista têm como consequência o aumento do descarte de resíduos sólidos que, por sua vez, acarretam vários problemas sociais e ambientais. O destino final do lixo é o principal agravante ambiental, pois, muitas vezes são destinados a locais não adequados, gerando aspectos prejudiciais como poluição dos recursos hídricos, degradação do solo e geração de gás metano, um dos principais causadores do efeito estufa. De acordo com a pesquisa realizada por Bruna Fernandes Nogueira (2013), a proporção de lixo destinado a locais inadequados em 2011 foi de 41,94%, sendo um total de 23.293.920 toneladas por