Artigo Arte Na Alfabetiza O
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
MARIA APARECIDA MOÇO CORRÊA
ENSINO DE ARTE NA ALFABETIZAÇÃO
CASCAVEL - PR
2014
MARIA APARECIDA MOÇO CORRÊA
ENSINO DE ARTE NA ALFABETIZAÇÃO
Artigo apresentado ao curso de Pós-graduação, como requisito parcial, para obtenção do grau de pós graduação em Educação Especial Inclusiva.
Professora Orientadora: Cleide Augusto
CASCAVEL – PR
2014
ENSINO DE ARTE NA ALFABETIZAÇÃO
CORRÊA, Maria Aparecida Moço 1
RESUMO
Partindo do principio que a Arte só ocorre quando o indivíduo tem liberdade de expressar seus sentimentos, fantasias e criatividade, este artigo tem a finalidade de verificar a importância do ensino de Arte no processo de alfabetização. Através da pesquisa de campo em duas escolas da rede municipal de ensino, constatou-se que o ensino de Arte na alfabetização possibilita a criança um desenvolvimento amplo nos aspectos: cognitivo, social, emocional, facilitando sua aprendizagem. Porque uma vez este comportamento dominado e estimulado, asseguraram os pré-requisitos para alfabetização. Durante a observação, também foi possível constatar que o ensino de Arte não tem um foco específico na disciplina como conhecimento histórico e cultural, ela é trabalhada com estratégias, para reforçar o conteúdo de outras disciplinas, negando a criança de conhecer obras de diferentes autores e consequentemente apreciar e fazer leitura destas obras como processo criador. Neste contexto observaram-se alguns entraves que ainda convivem, rumo a Arte autentica; formação do docente, limitações do material bibliográfico e o desconhecimento da importância da disciplina na alfabetização.
Palavras-Chave: Arte. Criatividade. Alfabetização.
INTRODUÇÃO
Entender o conhecimento da arte pela criança significa entrar em contato com seu mundo expressivo, por isso, é preciso procurar saber o motivo e como ela interage no saber artístico. A criança se expressa naturalmente, sempre