ARTIGO ALEXANDRA MASSAGEM IDOSOS
Três Corações
2015
Ana Carolina Rocha de Oliveira
Bruna Silvério Lemos Costa
Crislayne Eleniz de Andrade
Daiany Cristina Olegário
Marcilei Magalhães
Maristela Cristina Borges
Tatiele Rangel Vilela
Sabrina Silva Souza
MASSAGEM NOS MÚSCULOS DO ESTRESSE EM IDOSOS
Projeto de pesquisa desenvolvido para obtenção de nota na disciplina Projeto Integrador I sob a orientação da profª. Ma. Alexandra Azevedo Carvalho.
Três Corações
2015
Resumo
Palavras-chave: Calatonia, adolescente, distúrbios.
SUMÁRIO
1. Introdução
O tema que será abordado nesse trabalho será o conceito da massoterapia e os benefícios que a massagem pode proporcionar para os idosos, devido ao funcionamento do organismo no processo de envelhecimento ter perdas de capacidade, uma das dificuldades enfrentadas na terceira idade, expondo esses indivíduos a situações que causam estresse físico e mental.
Sabe-se que os músculos são estruturas individuais que cruzam as articulações e através da sua contração conseguem fazer transmissão de movimento. O movimento acontece por células específicas chamadas de fibras musculares, das quais possuem energia latente que é ou pode ser controlada pelo sistema nervoso. Os músculos possuem a capacidade de transformar energia química em energia mecânica, ou seja, calor em movimento. O músculo vivo é de cor vermelha, devido a existência de pigmentos e grande quantidade de sangue nas fibras musculares. Os músculos representam entre 40 e 50% do peso total do corpo. As principais funções dos músculos são: Produção dos movimentos corporais; Estabilização das posições corporais; Regulação do volume dos órgãos; Movimento de substancias dentro do corpo; produção de calor. (NETTER 2000).
O organismo pode reagir ao estresse de maneira fisiológica, em uma primeira fase, quando os músculos se contraem, os pulmões e coração aceleram o funcionamento, a digestão no