Artigo 03 Tica Principio Absoluto Ou Pr Tica Concreta
* FRANCISCO DAS CHAGAS NUNES SOUSA
RESUMO:
O presente trabalho tende a apontar as principais diferenças entre Ética e Moral, através da análise do pensamento de alguns filósofos que escreveram sobre o tema, tendo como referência o panorama histórico, finalidade dos códigos morais e o bem-estar proporcionado por sua aplicabilidade na sociedade. Para tanto as fontes bibliográficas foram pautadas em leitura e analise de obras, consultas a sites. Pretendendo assim fazer uma reflexão acerca da ética enquanto principio absoluto ou pratica concreta.
PALAVRAS- CHAVE: Ética, Moral, sociedade, história, filosofia, reflexão.
1.0 - INTRODUÇÃO
Iniciaremos nossa discussão sobre Ética e Moral partindo de suas conceituações. Vejamos:
Afirmamos então que a Ética é uma disciplina crítico-normativo que estuda as normas do comportamento humano, mediante as quais o homem tende a realizar na prática, atos identificados com o bem.
É a "vida pensada", pois, reflete criticamente o que a Moral (conjunto de regras concretas) estabelece; sua importância está no valor e respeito que presta a vida e a dignidade humana. Seu estudo nos orienta no sentido do bem, o pensar no outro e em nossas práticas, ensina que ser feliz consiste também, em atingir a felicidade do outro. Como virtude, é praticada sem nenhum tipo de pressão exterior, vem de dentro, do consciente do ser ético.
Sendo que por Moral entendemos, o conjunto de regras e normas de uma sociedade ou região, é importante para a normatização da vida social que se tornaria impraticável sem o respeito as leis. A Moral é o "TU DEVES".
Diante do exposto podemos ressaltar que a Moral e a Ética são temporais, ou seja, ao longo do tempo se vai modificando, evoluindo, por que estão abertas a novos conceitos e criticas. A principal diferença entre ambas é que a Moral não pensa na Liberdade e na dignidade do individuo, e a Ética tem como ponto de partida esses dois valores.
Todo