artido do eja
Lembranças da matemática
AUTOR
Maria da Conceição F. R. Fonseca
INSTITUIÇÃO Universidade Federal de Minas Gerais
OBJETIVO DA PESQUISA
Reconhecer que os alunos da EJA resgatam, de suas memórias, mesmo que fragmentos, o conhecimento Matemático de forma coletiva.
METODOLOGIA
O artigo realizado pela autora é bibliográfico, pois cita vários autores e também possui um observação participativa
RESULTADO
Com a reminiscência coletiva entre alunos e professores percebeu-se a oportunidade da aprendizagem do conhecimento Matemático REVISÃO DE LITERATURA
Mikhail Bakhtin – a linguagem através da interação.
Maria Fonseca – deu as bases do uso das reminiscências da matemática para e ensino da EJA.
Eduardo Guimarães – Interpõe o sujeito (aluno), sua identidade e sua memória na busca do sentido.
David Middleton e Derek Edwards – analisam a meta de cognição de discurso culturalmente compartilhado.
ANÁLISE
A autora agi num núcleo da Educação de Jovens e Adultos e na pesquisa do conhecimento Matemático, com isto reforça a pertinência do artigo. No qual fez uso de trinta e sete referências bibliográficas, que englobam interação, cognição e reminiscências.
Percebe-se a intenção de atingir a função reparadora e equalizadora, fins da EJA. A mesma utiliza pensamento de outros autores como a importância do conhecimento prévio do aluno, nesse caso ela dá ênfase no campo da matemática, utilizando as memórias de cada aluno e a interação entre eles e o professor. Tornando a aprendizagem mais significativa. O artigo pode ser uma leitura de peso para quem deseja atuar ou atua na EJA. Entretanto, em alguns momentos o texto se torna repetitivo, mas ele chama atenção, pois são poucos os docentes que trabalham dessa forma.