Articulações do ombro
1. O ombro é uma articulação tipo esferoide. Envolve as articulações esternoclavicular, acromioclavicular, glenoidal e os ossos do cíngulo do membro superior (escápula e clavícula) e o úmero, além dos ligamentos que dão estabilidade e os dezesseis músculos envolvidos com o complexo do ombro.
2. A mobilidade da escápula é essencial para o movimento livre do membro superior. A clavícula forma um suporte que mantém o ombro separado do tórax de modo que se mova livremente.
3. Os movimentos importantes do cíngulo do membro superior são os movimentos da escápula: elevação, abaixamento, protração e retração, rotação da escápula.
Articulação Esternoclavicular
1. A articulação esternoclavicular é a que conecta o membro superior ao esqueleto axial, especificamente a extremidade esternal com o manúbrio do esterno
2. Articulação sinovial do tipo em sela, mas funciona como um articulação do tipo esferoide.
3. Dividida em dois compartimentos, por um disco articular (amortecedor de impacto). Este é firmemente fixado aos ligamentos esternoclaviculares anterior e posterior, bem como o ligamento interclavicular (grande força da articulação).
4. Única articulação entre o membro superior e o esqueleto axial pode ser facilmente apalpada porque a extremidade esternal da clavícula situa-se superior ao manúbrio do esterno.
5. Articulação da articulação esternoclavicular: a extremidade esternal da clavícula articula-se com o manúbrio do esterno e com a 1ª cartilagem costal. As faces articulares são cobertas com fibrocartilagens.
6. Cápsula articular da articulação esternoclavicular: a parte fibrosa envolve a articulação, incluindo a epífise na extremidade esternal da clavícula. Uma membrana sinovial reveste a parte fibrosa da cápsula articular e ambas as faces do disco articular.
7. Ligamentos da articulação esternoclavicular: os ligamentos esternoclaviculares anterior e posterior reforçam a capsula anterior e posteriormente. O ligamento