articulação de texto
A Articulação do Texto, Elisa Guimarães.
No livro “A Articulação do Texto”, a autora, Elisa Guimarães procura explicar as dúvidas mais comuns referentes à formação e à compreensão de um texto e do seu contexto. Formado por unidades interligadas entre si, o texto constitui, portanto, uma unidade comunicativa para os membros de uma comunidade. Nele, existe um conjunto de fatores indispensáveis para a sua construção, como “as intenções” do falante (emissor), o jogo de imagens conceituais, ou seja, mentais que o emissor e destinatário executam no momento da fala. Somado à isso, um texto não pode existir de forma única e sozinha, pois depende dos outros tanto sintaticamente quanto semanticamente para que haja um entendimento e uma compreensão deste. Dentro de um texto, as partes que o formam se integram e se explicam de forma mútua.
Completando o processo de formação de um texto, a autora nos esclarece que a economia de linguagem facilita a compreensão dele, sendo indispensável uma ligação entre as partes, mesmo havendo um corte de trechos considerados não essenciais.
Quando o tema é a “situação comunicativa” (p.7), a autora nos esclarece a relação texto X contexto, onde um é essencial para explicarmos o outro, utilizando-se de palavras que recebem diferentes significados conforme são inseridos em um determinado contexto; levando-nos ao entendimento de que não podemos considerar isoladamente os seus conceitos e sim analisá-los de acordo com o contexto semântico.
Segundo Elisa Guimarães, o sentido da palavra texto estende-se a uma enorme vastidão, podendo designar “um enunciado qualquer, oral ou escrito, longo ou breve, antigo ou moderno” (p.14) e ao contrário do que muitos podem pensar, um texto pode ser caracterizado como um fragmento, uma frase, um verbo, ... e, não apenas na reunião destes com mais algumas outras formas de enunciação; procurando sempre uma objetividade para que a sua compreensão seja feita de forma fácil e