Arthropoda
Tagma-Na anatomia dos invertebrados, um tagma é um grupo de segmentos especializados de artrópodes como a cabeça de um inseto. O corpo dos artrópodes é divido em muitos segmentos, esses segmentos se agrupam em divisões especializadas Antenas-Chamam-se antenas à órgãos sensórias de muitos artrópodes,com a forma de apêndices localizadas na cabeça.Cada inseto possui em torno,duas antenas na sua cabeça.As antenas são segmentadas pelo menos na base.São órgãos sensórias,embora a natureza sensorial exata não seja a mesma em todos os grupos,e nem sempre é clara.As funções sensórias podem variar e incluem o tato,movimentação do ar,calor,vibração e principalmente olfação.
Exoesqueleto-Os artrópodes possuem um exoesqueleto formado por quitina, que cobre o corpo todo. A cutícula é dividida em placas separadas, permitindo a movimentação do animal. O exoesqueleto apresenta um problema para o crescimento do animal, e a solução disto é ele se livrar deste exoesqueleto para que possa crescer. Este processo é chamado de muda ou ecdise. O animal se desprende do esqueleto antigo e passa a secretar um novo, enquanto cresce, e para de crescer quando a cutícula endurece. A troca do exoesqueleto denomina-se muda.
Crustáceos-Os crustáceos receberam este nome por causa da composição do seu exoesqueleto de carbonato de cálcio, que forma uma crosta. Cefalotórax-A maioria dos crustáceos tem o corpo dividido em dois tagmas-cefalotórax e abdome-e apresenta dois pares de antenas. Há geralmente apêndices locomotores no cefalotórax e no abdome. Trilobites-Foi um grupo de artrópodes marinhos primitivos, há evidencias fósseis de que artrópodes