Artesanato
Embora essa forma de produção esteja presente na história desde que os seres humanos começaram a lascar pedras para produzir as primeiras ferramentas, foi durante a Idade Média. No início, o trabalho do artesão começava no campo, por exemplo, criando e tosquiando ovelhas para depois fiar, tecer e costurar ou cortando árvores para produzir móveis.
Manufatura:
http://pesquisamaneira.blogspot.com.br/2012/07/artesanato-e-manufatura.html
Por volta do século XIV passou a realizar-se nas manufaturas. Assim como no artesanato, nas manufaturas também não se utilizam máquinas, apenas ferramentas. Mas nessa forma de produção, cada operação é realizada por um trabalhador. No caso: da produção de sapatos, por exemplo, um trabalhador desenha o modelo, outro corta o couro, mas um costura, o outro pinta etc. Assim, com as manufaturas surgiu a divisão do trabalho.
A divisão do trabalho provocou um aumento no volume de mercadorias produzido em razão, basicamente, de três fatores:
- por realizar uma única tarefa, o trabalhador tornava-se mais ágil no que fazia;
- o trabalhador não perdia tempo passando de uma tarefa para outra;
- houve incentivo para a criação de ferramentas mais adequadas para cada etapa do trabalho.
Revolução Industrial: http://www.suapesquisa.com/industrial/ A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a