Patrimonio Historico
Localização: Munique, Alemanha.
Ano da construção: 1891
Autor da construção: autor desconhecido
Ano de tombamento: não encontrado
Estilo construtivo: Florentino
Ano da intervenção: 2013
Autor da intervenção: Foster and Partners
Características: O edifício foi construído no final do século XIX, como residência para o "príncipe-pintor" Franz von Lenbach. Em 1904 Lenbach morre e em 1924 sua esposa decide vender a casa. Após uma série de reformas e modernização, a casa foi aberta ao público em 1929.
Com os bombardeios da Segunda Guerra Mundial, o Lenbachhaus sofreu graves danos, mas em 1947 após algumas intervenções o museu reabriu ao público. Agora sofreu uma nova intervenção pelo escritório do arquiteto Norman Foster, o Foster and Partners.
O edifício recebeu uma nova ala e teve suas galerias ampliadas. Foram criadas novas entradas e espaços públicos, incluindo restaurante, terraço e instalações educacionais, também foi incorporada uma solução para a iluminação com o uso de LEDs.
Apesar das intervenções, a fachada ocre segue inalterada, para manter o aspecto histórico do local. Os novos elementos serão envolvidos por tubos na cor amarelo-bronze, para reforçar as relações entre o velho e o novo.
Análise da intervenção: A intervenção é coerente com a Carta de Atenas e Veneza no que diz respeito ao usou de materiais modernos nas modificações, para destoa-los do restante do edifico. Também segue as recomendações presentes na Carta de Veneza sobre não modificar a cor original da edificação e de inserir novas partes de forma harmoniosa, visto que embora tenham estilos diferentes o edifício existente e as novas alas feitas “encaixam-se” perfeitamente se agredir o olhar.
Já os novos acessos do museu vão contra o que determina a Carta de Restauro, sobre ser proibido a alteração dos acessos do patrimônio.
Fonte: Foster + Partners
Implantação – Lenbachhaus
Fonte: Foster + Partners
Corte transversal
Fonte: Foster