Artesanato E Manufatura
A primeira forma de produzir objetos para uso pessoal e para trocar ou vender em feiras e mercados foi o artesanato. É um modo de produção individual, ou organizado em Dequenos grupos, que não utiliza máquinas, apenas ferramentas. No artesanato, cada pessoa é responsável por todas — ou quase todas — as etapas da produção; às vezes, uma ou outra tarefa é dividida com ajudantes. Por exemplo: na confecção de um sapato, o artesão desenha o calçado, corta o couro, faz a sola e o cadarço, costura e pinta, ou seja, concebe e faz o sapato praticamente sozinho.
Você já teve oportunidade de ver um artesão trabalhando? Ainda hoje é comum encontrá-los produzindo bijuterias, peças de cerâmica, palha, couro, entre outros produtos, e vendendo-as em feiras de arte, de artesanato, na praia etc.
Embora essa forma de produção esteja presente na história desde que os seres humanos começaram a lascar pedras para produzir as primeiras ferramentas, foi durante a Idade Média (séculos V a XV) que ela adquiriu maior importância. No início, o trabalho do artesão come- çava no campo por exemplo,criando e tosquiando ovelhas para depois fiar, tecer e costurar ou cortando árvores para produzir móveis.
O artesanato continua existindo mesmo nos países mais industrializados e, muitas vezes, é valorizado pela exclusividade de suas peças. Mercados e feiras de artesanato costumam atrair muitos turistas.
Por volta do século XIV em alguns centros urbanos da Itália, em Flandres e na Inglaterra, a produção de mercadorias passou a realizar-se nas manufaturas. Assim como no artesanato, nas manufaturas também não se utilizam máquinas, apenas ferramentas.
Mas nessa forma de produção, cada operação é realizada por um trabalhador. No caso: da produção de sapatos, por exemplo, um trabalhador desenha o modelo, outro corta o couro, mas um costura, o outro pinta etc. Assim, com as manufaturas surgiu a divisão do trabalho.
A divisão do trabalho provocou um aumento no volume de