Artes
Trabalho de Artes
Damien Hirst
Joao Costa
Artista: Damien Hirst nasceu em Bristol em 1965. Entre 1986 e 1989 estudou no Goldsmiths College, famosa escola de artes londrina. Tendo como fundamento a reflexão em torno de alguns temas de carácter existencial, ligados à condição humana (como o nascimento, a vida, a morte e o amor), todos os trabalhos que Damien Hirst desenvolve no primeiro período da sua carreira, assumem um objetivo comum: provocar reações violentas ao nível do espectador. Daí as situações polémicas e controversas que gera ao nível da opinião pública.
Pela radicalidade e impacto de muitos dos seus trabalhos, Damien Hirst tornou-se um dos mais interessantes e conhecidos membros da escola de artistas ingleses formada nos finais da década de 80, em torno do Goldsmith's College.
O seu trabalho mais icônico e polemico, The Physical Impossibility Of Death In the Mind Of Someone Living (Impossibilidade física da morte na mente de alguém vivo), um enorme tubarão tigre numa vitrina cheia de formaldeído, foi vendido em 2004 como a segunda obra mais cara de um artista em vida rondando os dez milhões de dólares. Devido à decomposição do tubarão-tigre, foi substituído com um novo espécime em 2006.
Em Agosto de 2007, este escultor vendeu por 100 000 000 USD (cem milhões de dólares), a obra 'Pelo amor de Deus', que consiste num crânio com mais de oito mil diamantes incrustados. O montante desta transacção é o mais alto pago até à data por uma obra de um artista vivo.
Porque escolhi Damien Hirst:Escolhi este artista pela forma como ele lida com o público por meio de suas obras e pelo modo muitas vezes controverso e apelativo que ele usa para demonstrar seu ponto de vista, alem de tratar temas carácter existencial, ligados à condição humana como o nascimento, a vida, a morte e o amor. E também por ser considerado um dos artistas plástico mais polemico da atualidade.
Tipo de arte