T cnicas de An lises por ndice Passo 1
Técnicas de Análises por índice
Os Índices a seguir englobam um conjunto de instrumentos e métodos que permitem realizar diagnósticos de uma empresa.
Participação de capitais de terceiros
Este índice mostra qual participação de capitais de terceiros no total dos recursos obtidos para o financiamento do ativo da empresa. Quanto menor ela for, melhor.
Composição de endividamento
Obrigações em Curto Prazo comparadas com as obrigações totais.
Imobilização do Patrimônio Líquido
Indica quanto do Patrimônio Líquido da empresa está aplicado no Ativo Permanente, ou seja, o quanto do Ativo Permanente da empresa é financiado pelo seu Patrimônio Líquido, evidenciando, dessa forma, a maior ou menor dependência de recursos de terceiros para manutenção dos negócios.
Imobilização dos recursos não correntes
Este índice indica que percentuais de Recursos Não Correntes a empresa aplicou no Ativo Permanente. A interpretação do índice é no sentido de que “quanto menor, melhor”. A parcela de Recursos não Correntes destinada ao Ativo Circulante é denominada Capital Circulante Liquido que, além de serem formados pelo Capital Circulante Próprio e o Exigível em Longo Prazo, ainda representa os financiamentos de que a empresa dispõe para o seu giro e que não serão cobrados em Curto Prazo.
Liquidez geral
Basicamente este índice é calculado como a divisão entre a soma do ativo circulante e do ativo realizado a um longo prazo e a soma do passivo circulante e o passivo realizável em longo prazo.
Os itens de maior liquidez no capital de giro da empresa são:
Caixa;
Bancos;
As aplicações Financeiras de Curto Prazo;
Duplicatas a Receber de Clientes;
Estoque de Mercadorias.
É necessário verificar onde estão concentrados os recursos da empresa para avaliar sua capacidade de pagamento. E é necessário também analisar os vencimentos das dívidas da empresa.
Liquidez corrente
Este índice irá refletir a capacidade de pagamento da empresa em curto prazo, ele nasce da