artes
Após as Reformas Religiosas, ocorridas no século XVI, a Igreja Católica perdeu muito poder e espaço, no entanto, os católicos seguiam com a sua influência nos cenários político, econômico e religioso na Europa. O Barroco aparece neste contexto, expressando o contraste daquele período, como a espiritualidade e o teocentrismo da Idade Média e o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento. Os artistas barrocos foram patrocinados pelos burgueses, monarcas e pelo clero.
As características do Barroco: As obras de pintura e as esculturas do período barroco são detalhistas, rebuscadas e expressam as emoções da vida e do ser humano. O período final do Barroco, no século XVIII, é denominado rococó e apresenta algumas peculiaridades, como a presença de curvas e muitos detalhes decorativos (como, por exemplo, flores, conchas, folhas e ramos), além de temas ligados à mitologia grega e romana.
O barroco brasileiro foi influenciado pelo barroco português, mas foi adquirindo características próprias com o tempo. A maior produção artística do barroco no Brasil ocorreu no chamado “século do ouro” (século XVIII), nas cidades auríferas de Minas Gerais, tendo como principal representante o escultor Antônio Francisco de Lisboa, o Aleijadinho.
As obras de Aleijadinho possuíam forte caráter religioso e eram feitas em madeira e pedra-sabão, principais materiais utilizados pelos artistas barrocos brasileiros. Dentre os artistas importantes do barroco brasileiro, também podemos citar o pintor Manuel da Costa Ataíde e o escultor Mestre Valentim. No campo da Literatura, podemos destacar o poeta Gregório de Matos Guerra, também conhecido como "Boca do Inferno". Ele é considerado o mais importante poeta barroco brasileiro. Outro importante representante da Literatura Barroca foi o padre Antônio Vieira que ganhou destaque com seus sermões.
Biografia de Aleijadinho (1738-1814) nasceu em Vila Rica, hoje Ouro Preto, Minas Gerais. Filho do português Manuel Francisco