artes
Iara Maria Coutinho da Silva :de apenas 14 anos, teve seu objetivo alcançado, ao ser vencedora da categoria Ensino Fund. Maior (6º. ao 9º anos) do IX Concurso Jovens Escritores, promovido pelo Jornal O Dia, de Teresina, em parceria com a Fundação Quixote. A jovem concorreu com textos oriundos de estudantes de escolas públicas e privadas, de todo o estado do Piauí.
A estudante da 8ª série do Colégio São Lucas, contou com a iniciativa da professora de redação Ionara Hipólito, que viu no certame uma oportunidade única de estimular a produção textual de seus alunos. “Fantástico, haja vista registar um momento ímpar e gratificante para mim, pois pude observar o quanto os meus alunos interagiram e manifestaram suas ideias com liberdade, com prazer e autonomia”.
Em clima de copa do mundo, o concurso trouxe como abordagem o “Centenário da Seleção Brasileira de Futebol”, tema que foi amplamente trabalhado em sala de aula, no intuito de estimular os alunos a enviarem seus textos para o concurso, participação esta que por pouco não aconteceu, já que inicialmente um dos critérios não havia sido cumprido, que era o anonimato na folha de redação. Tal ação fez com que outra inscrição fosse realizada pelos estudantes e as redações reescritas no último dia.
O tema proposto pelas instituições (Jornal e Portal O Dia e Fundação Quixote) necessitou de pesquisa e muita leitura, conta Iara.
“A partir do momento que a professora Ionara deu o assunto, fiz pesquisa em jornais, na internet e daí foram surgindo ideias e, a cada informação encontrada eu ia anotando no papel e me inspirando para escrever o texto”, explicou a estudante, sobre como construiu a redação vencedora.
Surpresa com o resultado, a jovem falou ainda da importância do acontecimento, agradeceu o apoio e mandou um recado aos que batalham por uma vitória semelhante: “essa conquista é mais um avanço no meu currículo, o qual eu vou precisar mais adiante, sem falar nas oportunidades que podem surgir; agradeço