Artes
Com o surgimento da civilização da Mesopotâmia e o Egito, a arte passou a ser usada por quem tinha maior influencia como os governantes e no seguimento religioso. Onde enfeitavam e decoravam palácios e templos, retratando os deuses e mitos religiosos. Um pouco mais tarde disseminado a arte para os cidadãos da Pompeia e Herculano por vários gêneros passaram a retratar pessoas e decorar residências.
O surgimento da arte bizantina século IV d.C que vinha da arte romana usadas na forma de imagens pela igreja e com forte valor simbólico e espiritual, gerando ai algumas divergências de opiniões. Onde nasceu o Islamismo tendo semelhanças e alguns diferenciam como a arte geométrica e caligráfica, garantindo assim um realismo refinado e estilizado, tendo ainda como influencia a arte sâssanica da Pérsia. Seguindo para o leste chegaram à Índia, Turquistão e China.
A partir da primeira imagem esculpida em pedra de Buda, no século I a.C na cidade de Gandhara no atual pasquistão, cujo modelo ficou para a posteridade, disseminando assim mundo afora. À medida que evoluía as civilizações agregavam-se novas formas de acordo com suas culturas e assim estilizando. No século IV o Japão se afastou da influencia chinesa destacando se com suas pinturas numa sociedade aonde se usava o pincel ao em vez de caneta as pinturas era o que dominavam melhor.
Enquanto na Europa ocidental vinha de uma lenta transformação entre os séculos XII e XIII, no auge do desenvolvimento agrícola que geravam excedentes, os quais eram usados para a construção de