Artes
O homem sempre esteve em contato com a Arte. Ele sempre teve a arte como uma forma de expressar seus ritos, suas crenças, seus desejos. Segundo Buoro (1998, p. 23), uma das primeiras referências da existência humana na Terra se deu nas figuras desenhadas nas cavernas, que hoje chamamos de imagens artísticas.
O artista, constrói, conhece e exprime seus sentimentos sobre a realidade, entendendo que a Arte é expressão de vida, operação formativa e transformadora dos signos da natureza e da cultura. Neste sentido, é possível afirmar que a Arte é uma das mais diretas formas de expressão humana, logo, conhecer e aprender Arte é fundamental para o desenvolvimento do homem como ser social consciente de sua proeminência como autor da sua história e personagem atuante do contexto social onde está inserido.
A Arte colabora para o trabalho educativo, pois por meio de suas linguagens é possível estimular a inteligência, contribuindo para a construção da personalidade do sujeito, aperfeiçoando a percepção, a imaginação, a observação e também auxiliando na compreensão do mundo que o cerca. Entretanto, para que a Arte tenha influência na vida do educando é necessário partir dos elementos do meio no qual este se encontra inserido e da cultura que pertence.
Então, para o sucesso do trabalho educativo, da práxis docente no ensino da Arte, em especial no Ensino Fundamental, destaca-se a necessidade da interação e integração dos educadores, e da comunidade escolar no planejamento das disciplinas. Compete estabelecer diálogos entre as diversas áreas de estudo, na intenção destas perceberem a importância e contribuição na edificação da cidadania. Seriam desconstruídos muitos dos preconceitos que existem, uma vez que observando-se e refletindo-se sobre o educador, a arte e o ensino da arte seria possível a compreensão de que é necessário ao professor aprender a exercitar a percepção do desconhecido.
É necessário ainda ressaltar a importância de conscientizar os alunos