Artes
LEOEPOLDO DE BULHÕES, 01 DE FEVEREIRO DE 2014.
PROFESSORA: FABIANA
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
ALUNO: IGOR BORGES GONÇALVES E JONATHAN TURMA: 9º ANO B
PESQUISA SOBRE OS CICLOS DA MATÉRIA
Os nutrientes minerais pertencem à Biosfera e sua quantidade é limitada. Por isso, a matéria orgânica que constitui os seres vivos está constantemente sendo degradada, e é assim que seus elementos constituintes retornam à natureza, e depois são reaproveitados. Os ciclos da matéria são divididos da seguinte forma: Ciclo da água, do carbono, do nitrogênio e das ligações externas.
1) - Ciclo da Água, vemos que é um dos recursos mais importantes da Terra é a água. Ela ocorre em três estados da matéria: na forma sólida, como o gelo; na forma líquida, como a água; na forma gasosa, como o vapor. A água possui muitas propriedades incomuns que são críticas para a vida: é um bom solvente e possui alta tensão superficial. A água também possui um calor específico peculiarmente alto, que desempenha um grande papel na regulação do clima global. A água é um elemento construtivo na fotossíntese das plantas e é um constituinte dos organismos; A água é um solvente para os nutrientes do solo; A água é de necessidade vital: o ar seco extrai de 1 a 2 kg de água diariamente do corpo humano; A água é um condutor de energia (utilizada na geração de energia, causadora de danos por enchentes).
2) - Ciclo Biológico: Compreende as trocas de carbono (CO²) entre os seres vivos e a atmosfera, ou seja, a fotossíntese, processo na qual o carbono é retido pelas plantas e a respiração que o devolve para a atmosfera. Este ciclo é relativamente rápido; estima-se que a renovação do carbono atmosférico ocorre a cada 20 anos.
3) - Ciclo Biogeoquímico propriamente dito: Regula a transferência do carbono entre a atmosfera e a litosfera (oceanos, rios e solo). O CO² atmosférico se dissolve com facilidade na água, formando o ácido carbônico que ataca os silicatos