Inserindo um SGA na tua empresa
Principais aspectos: Definição, estrutura, planejamento, implantação, auditoria, sistemas de certificação, avaliação de desempenho.
Meio Ambiente: tudo que cerca os seres vivos, seja natural ou artificial. (incluem áreas urbanas, industriais...). é a condição para existência de seres vivos, sendo assim não restringe-se somente ao espaço.
Existem 3 tipos de ambiente:
- Fabricado ou desenvolvido pelo homem: cidades, parques industriais...
- Domesticado: áreas agrícolas, florestas plantadas...
- Natural: matas virgens, áreas autossustentadas sem interferência do homem.
Um ecossistema pode ser parte do outro, todos fazem parte da biosfera.
O ambiente domesticado pode ser chamado de Tenoecossistemas urbano-industriais. Considerados parasitas do ambiente natural, pois não limpam o ar, não produzem alimentos e reciclam pouca agua que utilizam, não possuem capacidade de regeneração, essa característica é determinante nos ambientes naturais e domesticados.
Em escala reduzida não tem problema em captar os recursos naturais e despejar os resíduos indesejados, mas em larga escala torna-se insustentável, marcado pela revolução industrial acentuado pelo capitalismo.
Desenvolvimento: Compreender os sintomas de desgaste, identificar as causas e conceber novos métodos de administração, manter o desenvolvimento humano administrando os recursos naturais.
Pobreza = ciclo vicioso, considerada flagelo da humanidade é uma das maiores causas de poluição.
Segundo a Conferencia de Estocolmo de 1972, o desenvolvimento sustentável será alcançado se 3 critérios fundamentais forem obedecidos simultaneamente:
Equidade Social;
Prudência Ecológica;
Eficiência Econômica.
Na Comissão de Brundtland apresentou pela primeira vez a definição:
“É um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional se harmonizam e reforçam o potencial presente futuro,