IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NAS USINAS HIDRELÉTRICAS NO BRASIL
Segundo a Eletrobrás (2004), os impactos de uma UHE sobre o meio ambien-te, tem como resultado o uso dos recursos naturais em suas áreas de influência, e diversas magnitudes e abrangências. Os elementos do projeto potencialmente cau-sadores de impactos ambientais ocorrem na fase de planejamento, construção, en-chimento do reservatório, desativação do canteiro de obras e operação do empreen-dimento.
Devido aos repentinos impactos causados pelas construções de UHE, desde 1980, alguns estudiosos já vinham relatando sobre esses problemas ambientais decorrentes desses empreendimentos. Para minimizar essa ocorrência era necessá-rio implantar projetos que atendessem as necessidades da população e do meio ambiente, respeitando a legislação ambiental.
No Brasil a implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) no setor energético vem sendo tratada de modo descentralizado nas empresas e nas suas unidades operacionais. Portanto, é possível constatar que há algumas iniciativas de empresas de geração de energia (UHE), que visam implantar o sistema de gestão ambiental baseado na série de normas ISO 14000. (BRITO, 2008).
O presente trabalho objetiva apresentar a obtenção da qualidade de adminis-tração do meio ambiente, inserindo as linhas básicas do Sistema de Gestão Ambi-ental (SGA) recomendado pela Série