Artes
PROJETO DE ESTÁGIO
ESTÁGIO I
Trabalho acadêmico elaborado como cumprimento da disciplina de Estágio I no curso de Artes Visuais - Licenciatura
1.Tema: Cores e formas na Educação Infantil
1.1 Título do projeto: Brincadeira de criança, como é bom, como é bom.
2. Identificação
Professor (a) de Artes:
Turma: Pré I
Número de alunos: 22 alunos
Cronologia: 12h/a do mês de maio
3. Justificativa
Na Educação Infantil as crianças têm diferentes possibilidades de experimentar, mexer, manipular, brincar, descobrir, para poderem aprender. Vivem uma fase de descobertas, onde tudo é novidade. É nessa hora que a atenção do professor de arte se faz presente. Dessa mesma forma, é nessa fase que as crianças começam a desenvolver a percepção, a sensibilidade, e a criatividade, entende-se assim que a arte é grande propiciadora disso.
O conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que nossas experiências geram um movimento de transformação permanente, que è preciso reordenar referencias a cada momento, ser flexível. Isso significa que criar e conhecer são indispensáveis e a flexibilidade è condição fundamental para aprender. (BRASIL, 1997, p. 20, 21)
Na minha observação, pude perceber que a turma é curiosa e adora fazer atividades, a professora mal entra em sala de aula eles já estão questionando se vão fazer atividades. Porem percebi também que se cansam rapidamente ao fazerem por muito tempo a mesma atividade, sentindo a necessidade de levantar, e principalmente brincar, e segundo a Proposta Curricular de Santa Catarina “o brincar se caracteriza por uma atividade que envolve pensamentos, reflexões, idéias e aprendizagens” (2005, p.47) e tudo isso faz parte do desenvolvimento da criança. A proposta cita ainda que “A infância é uma etapa fundamental da vida para aprender e brincar”,