Artes
Áreas de trabalho: Se você é freelancer, ORGANIZAÇÃO
Você pode ser claro naquilo que escreveu e saber desde cedo o que pretende, mas o seu portfólio necessita de ser organizado. O segredo de um bom portfólio é a sua simplicidade. Neste caso, menos é mais. Em primeiro lugar, a sua página de entrada deve dar possibilidade ao cliente de ir até qualquer página sem quaisquer dificuldades. Gerentes de empresas que pretendam os seus serviços e que tenham 50 ou 60 anos terão dificuldades em pesquisar o seu portfólio se ele não for simples. Pense pela cabeça do cliente: “Eu quero contratar esta pessoa, como posso saber mais sobre ele?”.
Outra estratégia interessante é alternar imagens com texto. Fale um pouco sobre o seu trabalho e insira uma imagem com você trabalhando. Escreva um texto com os seus testemunhos e insira uma foto com um cliente e por aí adiante. As imagens também transmitem outra confiança ao cliente.
“CONTRATE-ME”
O objetivo do seu portfólio é que você seja contratado, então deixe isso bem claro. Além da página de contatos, tenha também uma secção – inserida na lateral do blog, por exemplo – onde o cliente pode clicar, ter um pequeno resumo e depois um local para entrar em contato consigo. Sei que isso será quase uma repetição da página “contato”, mas acredite que faz toda a diferença ter uma página “contato” e outra “contrate-me”.
MOSTRE NÚMEROS
Outra dos pormenores interessantes que infelizmente vemos num número reduzido portfólios são os