ARTES
Escolhi o tema "A importância da arte no Ensino Fundamental" por apreciá-lo e pelo desejo de ampliar meu entendimento em relação a contribuição da arte no desenvolvimento dos alunos do Ensino fundamental.
Segundo Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1997), a arte é essencial para a formação de indivíduos críticos, já que proporciona experiências reflexivas, desenvolve valores, emoções, reflexão, a imaginação, sensibilidade, e a percepção.
Este estudo pretende conduzir escolas, coordenadores, e professores a repensar a prática pedagógica em relação à arte, refletir e criar maneiras diversas de introduzi-la à sala de aula. Também se pretende refletir sobre a valorização da arte dentro do ambiente escolar, por professores e alunos.
Segundo Duarte-Junior (2006), de todos que já frequentaram uma aula de arte, a grande maioria nunca levou em consideração sua importância, por muitas vezes considerada apenas como lazer. Só a consideravam como disciplina porque através dela conseguiam "descansar" da correria de outras disciplinas consideradas mais “sérias”. Corroborando essa ideia Martins, Picosque e Guerra (1998), afirmam que é comum as aulas de arte serem confundidas com lazer, "folga" das aulas consideradas mais sérias, oportunidade para serem feitas decorações de festas da escola, como também, elaboração de lembrançinhas para datas especiais e pintura de desenhos. Sabemos que atividades com características semiprontas como estas, não contribuem para o bom desenvolvimento da criança, pois essa forma de trabalhar a arte no ambiente escolar faz com que os alunos não criem, deixando de lado as experiências que a criatividade proporciona. Nesse sentido, Duarte-Junior (2006, p.10) interroga-nos em relação à importância da arte:
(...) Será que a arte, na vida do homem, não é algo mais do que simples lazer? (Se bem que o lazer é importantíssimo.) Será que, espremida entre as disciplinas 'sérias', as aulas de arte não estariam relegadas a segundo