Artes
Vista Verde - S. J. Campos- SP
Tel.: (12) 3902-2380
CURSO DE VELAS EM PARAFINA
Parafina: Recomenda-se manuseá-la com muito cuidado, sempre em fogo baixo. Pode ser derretida quantas vezes forem necessárias. Não se deve aquecer a mesma acima de 120º C pois, altera sua textura.
Cera Micro : Deve ser derretida com todo o cuidado, sempre junto com a parafina, na proporção de 10%.
Estearina: Deve ser derretida junto com a parafina na proporção de 5%.
Pavio: Deve ser escolhido de acordo com a altura e a circunferência da vela a ser feita. Para perfumá-lo, coloque nele algumas gotas da essência escolhida e banhe-o na parafina.
Toquinhos: Use uma forma retangular (assadeira) untada com vaselina líquida e despeje parafina na cor desejada. Aguarde o ponto de corte e faça tiras de 1 cm de espessura por 4 ou 5 cm de comprimento. Aguarde resfriamento total e desenforme. Reserve para utilizar em velas. Os toquinhos brancos poderão ser usados em todas as cores de velas, não sendo necessário fazêlos em diversas cores.
Floquinhos: Proceda da mesma maneira descrita anteriormente. Corte os cubinhos de 1 cm aproximadamente. Utilize também cortadores em formatos diversos como: estrelas, corações, luas, triângulos, círculos, etc.
Essências: Misture a essência (1 colher de sopa por quilo de parafina) à parafina já derretida e misturada com a cera micro e estearina (estado sólido), até obter o aroma desejado. Esta operação deve ser feita fora do fogo.
Anilina: Misture a anilina à parafina já derretida e mistura com a cera micro e estearina (como no passo anterior) até obter a cor desejada. Atente-se ao fato de que, ao esfriar, a cor ficará mais forte. Esta operação deve ser feita fora do fogo. A quantidade ideal é de 1 a 3 gramas de anilina para cada quilo de parafina, podendo ser acrescida a gosto.
Vaselina Líquida: Utilizada