Artes
A educação visual deve considerar a complexidade de uma proposta educacional que leve em conta as possibilidades e os modos dos alunos transformarem seus conhecimentos em arte, ou seja, o modo como aprendem, criam e se desenvolvem na área.
Com artes visuais os alunos podem fazer desenhos pinturas, colagem, esculturas, gravuras, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, história em quadrinhos, produções informatizadas.
Para uma ter uma boa avaliação em artes visuais o aluno deve criar formas artísticas demonstrando algum tipo de capacidade ou habilidade, estabelecer relações com o trabalho de arte produzido por si e por outras pessoas sem discriminações estéticas, artísticas, étnicas e de gênero, identificar alguns elementos da linguagem visual que se encontra em múltiplas realidades, reconhecer e apreciar vários trabalhos e objetos de arte por meio das próprias emoções, reflexões e conhecimentos e valorizar as fontes de documentação, preservação e acervo da produção artística.
Dança
A atividade da dança na escola pode desenvolver na criança a compreenção de sua capacidade de movimento mediante um maior entendimento de como seu corpo funciona. Assim, poderá usá-lo expressivamente com maior inteligência, autonomia, responsabilidade e sensibilidade.
A dança, assim como é proposta pela área da arte, tem como propósito o desenvolvimento integrado do aluno. A experiência motora permite observar e analisar as ações humanas propiciando o desenvolvimento expressivo que é o fundamento da criação estética. Os aspectos artísticos da dança, como são aqui propostos, são de domínio da arte.
Na avaliação de Dança o aluno deve compreender a estrutura do corpo e os elementos que compõem o seu movimento, interessar-se pela dança como atividade coletiva e compreender e apreciar as diversas danças como manifestações culturais.
Musica
Qualquer proposta de ensino que considere a diversidade precisa abrir espaço para o aluno trazer musica para a sala de aula.