artes
Metodologia da Aprendizagem das Expressões
6.º Semestre
Expressão
Plástica
Docente:
Prof. Fernanda Sampaio
Discentes:
Ana Almeida n.º 1
Andreia Venâncio n.º 5
Bruno Duarte n.º 7
Patrícia Pacheco n.º 15
junho de 2013
Índice
Introdução
No âmbito da unidade curricular da Metodologia da Aprendizagem das Expressões foi-nos proposta a realização de um trabalho de grupo, com o objetivo de conceber uma atividade de Expressão Plástica para ser aplicada em sala de aula, a crianças do pré-escolar, mais especificamente na faixa etária dos 5 anos.
O objetivo das expressões artísticas é, tal como a própria palavra indica, permitir a expressão livre do ser humano, usando as artes como veículo. As atividades criativas confrontam-nos com o que sentimos e com o que nos rodeia. Exprimir um estado de espírito ou uma emoção através da Arte é tão ou mais válido como responder a outra pessoa, a uma imagem ou a uma experiência marcante. Reagir ou expressarmo-nos através da Arte coloca-nos em contacto com qualidades que são parte daquilo que nos torna humanos. Como tal, dão um significado especial a tudo o que vemos com os nossos olhos e com os nossos olhos interiores. A Arte toca-nos como nada mais consegue (Barnes, 2002).
Para as crianças a Arte pode ser um meio de reconstruir e assimilar as experiências do seu dia a dia, tornando mais clara a visão interna e incompleta que têm das coisas, dando-lhes significado e ajudando-as a consolidar conceitos. Isto é ainda mais notório em crianças que ainda não sabem ler nem escrever, pois possibilita-lhes descrever o mundo em que vivem com uma linguagem pessoal, usando formas e símbolos que elas criam enquanto desenham (Barnes, 2002).
Deste modo, ao trabalharmos a Expressão Plástica com as crianças promovemos o manuseamento de materiais plásticos com o objetivo de que a criança possa exprimir o seu mundo interior e, desse modo, a sua visão