Artes visuais
O período da Grécia Antiga, somente tem fim (sendo substituído pelo helenismo), quando houve a morte de Alexandre O Grande, em 323 a.C. Houve uma invasão e os povos que fizeram com que isso ocorresse eram os chamados de: Aqueus, Jônicos, Dóricos, Eólios, já no final do segundo milênio a. C, os dóricos invadiram novamente.
A pólis grega ou cidade-Estado é um dos elementos fundamentais da civilização grega, resultante da conjugação de um conjunto variado de fatores. Ela nasceu de fatores de ordem geográfica, de uma instabilidade gerada depois da invasão dórica, e da falta de um poder centralizado defensor dos indivíduos, que os levou a unirem-se em pequenos territórios.
Os Gregos viviam nas polis, e estavam somente sujeitos às suas leis, o que para eles era decisivo para distingui-los dos povos bárbaros. A pólis era, também, um sistema de vida e, portanto, um modo de formar e moldar os cidadãos gregos que dela faziam parte. Os templos dedicados aos deuses eram indispensáveis; a Ágora, ou praça pública, onde se exerciam atividades ligadas ao comércio; as dependências dos magistrados, e uma cidadela (Acrópole).
A cidade vivia de uma economia de base agrária, e nela estavam contempladas as três divisões do poder, distribuídas pelas atividades legislativa, judicial e administrativa. O povo grego apresenta uma produção artística mais livre, sem ordens ou regras dos reis ou sacerdotes. A escultura grega é bastante influenciada pela egípcia e os gregos eram excelentes escultores, pois buscavam retratar o corpo humano não somente de forma realista, eles buscavam o belo e a perfeição. Músculos, vestimentas, sentimentos e expressões eram retratados pelos escultores gregos. A escultura desse período tinha a tendência de expressar sob a forma humana ideias sentimentos como paz, amor liberdade, a outra é no inicio do nu feminino arcaico e clássico as figuras de mulheres eram sempre esculpidas sempre bem vestidas. Os gregos eram solicitados para fazer