Romantismo
Terceira Geração
Características: Aconteceu em meados do século XIX, o período de transição para outra corrente literária, essa geração também era conhecida como Condoreira, tinha como símbolo da geração a ave condor, que costumava criar seus ninhos em lugares muito altos e tinha visão muito ampla de tudo, o símbolo também representava a liberdade. Os poemas dessa geração eram marcado por poemas lírico-amorosos, erotismo, mulher vista com virtudes e pecados, negação do amor platônico, e também tinham um forte traço social, onde os poetas se preocupavam em denunciar a escravidão e qualquer outro ato de injustiça aos seres humanos, normalmente defendiam politicas abolicionistas.
Autores e obras
Castro Alves nasceu em 14 de Março de 1847 na Fazenda Cabaceiras e morreu em 6 de Julho de 1871 aos 24 anos. Era provavelmente o principal representante dessa geração, e também chamado de “Poeta dos escravos” que expõe sua indignação em relação ao tratamento que os negros recebiam, especialmente no poema “Navio Negreiro”, e sua paixão por sua amada Maria (imaginaria), no poema “Boa Noite”, foi o poeta mais inspirado condoreiro.
Obras - Algumas de suas obras são: O Navio Negreiro, Tragédia no Mar, Os escravos, Espumas Flutuantes, A cachoeira de Paulo Afonso.
-------------------------------------------------------------------------------------------
Tobias Barreto
Tobias Barreto nasceu em 7 de Junho de 1839 na Vila de Campos, e morreu em 26 de Junho de 1889, filósofo, poeta, critico. Foi o fundador do condoreirismo brasileiro e patrono da cadeira 38 da academia brasileira de letras. Tobias Barreto foi um poeta que não recebeu, necessariamente, o reconhecimento que merecia. Menosprezada pela crítica, sua obra poética não foi explorada o bastante, tampouco evidenciou-se sua qualidade estética, mas era bem conhecido pelos seus poemas românticos.
Obras – Algumas de suas obras são: