ARTES SURREALISMO
O mundo pelo avesso
O ponto principal do pensamento surrealista é não ficar preso às formas, ao cotidiano e a mesmice do modo mundo.
O movimento surrealista chegou nos anos 20 com o objetivo de mudar a vida da época, transformar o mundo e quebrar regras e foi justamente isso que conseguiu: mostrar uma nova visão de mundo, visão que vem do inconsciente e não poupa a imaginação.
A principal característica dos artistas surrealistas é fazer com que o mundo real se misture com o irreal, sem limites, deixando a emoção expressar-se em todas as possibilidades. A obra é criada a partir do ponto em que a razão humana perde o controle.
Principais artistas
Sem dúvida, Salvador Dali é o mais conhecido pintor surrealista. Nasceu na Espanha e começou pintar aos 13 anos já mostrando muito talento. Com 18 anos ingressa na Academia de San Francisco, em Madri, onde conhece o futuro cineasta Luis Buñuel. A identificação de ambos com o surrealismo faz com que futuramente participe da produção do filme surrealistas, sendo que os principais são: "Um Cão Andaluz" (1929) e "A Idade do Ouro" (1930). Morreu em 1989, em consequência do Mal de Parkinson.
Outro surrealista bastante conhecido no meio artístico é Joan Miró. Nascido em Barcelona, Espanha, desde criança passava o tempo desenhando ou colecionando pedras e plantas. Aos 14 anos ingressou na Escola de Belas Artes, em Barcelona, mas contrariou-se com o currículo e desistiu dessa escola, voltando a ter contato com as artes somente onze anos depois, quando mudou-se para Paris e passou a ter contato com as ideias surrealista. Morreu aos 90 anos, rico e bem-sucedido, reconhecido em todo mundo como um dos principais de sua época.
Rene Magritte é outro pintor que, apesar de não seguir a risca as características surrealistas, também teve grande participação neste movimento. O que diferencia Magritte dos demais surrealistas é o fato de reproduzir o que se chamou de "realismo fantástico", usando a contradição de imagens na