Artes gerais
Mesopotâmia,
Egito, Creta, Grécia, Etrúria, Roma, Incas, Maias, Astecas, Arte Indígenas, Arte Oriental (China, Jãpão, Índia) noções sobre Arte Africana.
Mesopotâmia:
Crescente fertil (terra entre rios) principais civilizações: Sumérios, babilônios e assírios
Atividades: agricultura, artesanato, pesca, caça, comércio
Religião politeísta
Heranças culturais: astronomia, matemática, arquitetura, o desenvolvimento da escrita e a invenção da roda
Atual Iraque (apostila)
Egito:
A civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano (margens do rio Nilo) entre 3200 a.C (unificação do norte e sul) a 32 a.c (domínio romano).(apostila)
Creta:
Grecia:
Roma:
Etrusca:
Arte Etrusca
Introdução:O território designado por Etrúria, onde se fixou o povo etrusco, corresponde ao atual centro de Itália. A arte etrusca desenvolveu-se a partir do século VII a. C., desaparecendo no século III a. C., aquando da integração do seu povo na nação romana, então em expansão.Dominada pelas conceções da vida pós morte e pela necessidade de criar estruturas arquitetónicas de carácter eterno que pudessem preservar os corpos para a imortalidade, grande parte das manifestações artísticas etruscas, ainda que dotadas de grande originalidade, denunciam uma forte influência da culta arte grega. Avesa às criações de grande dimensão ou de carácter monumental, a civilização etrusca desenvolveu bastante as artes menores, o trabalho em argila, o bronze e a ourivesaria.
Arquitetura:As construções etruscas eram geralmente realizadas em madeira e em tijolo, ficando a pedra limitada às fundações e aos plintos sobre os quais se erguiam os templos. Para além do sistema trilítico, os etruscos empregavam processos construtivos mais complexos, como o arco, a abóbada ou pseudo-abóbada e a pseudo-cúpula.Com carácter altamente precário e efémero, grande parte dos edifícios construídos por este povo desapareceram.