Arte
Projeto – A prática teatral na educação escolar
As pesquisas foram feitas em uma Escola Pública Municipal de Educação Infantil e em uma Escola Particular de Ensino Fundamental e Médio. Em ambas as escolas, a prática teatral faz parte da Proposta Pedagógica, sendo que na escola de Educação Infantil, o teatro faz parte como forma lúdica e na Escola Particular, tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio, o teatro é trabalhado como forma de expressão e comunicação, como produção coletiva e como produto cultural e apreciação estética.
Na escola de Educação Infantil, existe um espaço cênico e uma infinidade de roupagem de personagens infantis como as dos contos de fadas, e também dos gibis como: Pateta, Mickey, Pluto, Mônica, Cebolinha, Cascão entre tantas outras.
A professora e a coordenadora entrevistadas informaram que as peças teatrais são sempre sobre os contos de fadas, as historinhas dos gibis, e também, o teatro é muito usado para comemoração de datas comemorativas como: a Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, etc.
Constatou-se que o teatro e a dramatização nessa escola revestem-se de grande interesse, isto porque segundo as entrevistadas, tem grande apelo atrativo, tanto por parte de quem a produz e de quem apresenta como por parte de quem assiste, pois tem beleza estética, artística e é um momento de encontro onde se exercita a sociabilidade, seja do ponto de vista dos atores ou do ponto de vista do público, sendo ainda um importante agente de formação cultural.
As atividades não são orientadas por um professor especialista, mas pelo conjunto de professores, os quais dividem as tarefas entre si quando no ensaio e apresentação de cada peça teatral. Os métodos adotados são aqueles aplicados de forma a conceber o teatro como educativo e dentro de sua função pedagógica, sendo assim, são métodos que apresentam um conflito delineado, com personagens bem caracterizadas e em situações bem