arte
A arte é um bem mundial considerado patrimônio cultural da humanidade, pois, através da comunicação e expressão Plástica, Musical, Dramática e Literária, o homem deixou a sua história registrada através dos tempos.
A criança fala antes de desenhar, pois a fala é a primeira coisa que lhe é dada a conhecer. Quanto mais cedo lhe for oferecido os materiais e símbolos da linguagem artística, mais cedo, certamente, ela dominará esta linguagem. Cabe à escola, desde a
Educação Infantil, oferecer mecanismos que agucem a percepção, a imaginação e a criatividade, como também, criar um ambiente acolhedor e rico em materiais que envolvam as técnicas de desenho, pintura, modelagem, propiciando experiências com as cores e formas para iniciação da leitura de imagens visuais, fortalecendo, assim, uma educação artística.
O ensino das artes plásticas na escola passou por vários movimentos e destes surgiram enfoque distintos, mas, os aportes teóricos, atualmente, defendem a arte na escola com a mesma seriedade que qualquer outra disciplina curricular, seguindo, portanto, os mesmos processos e teorias de aprendizagem.
Trabalhar com artes na escola não significa apenas desenvolver atividades que liberam as emoções, mas também enfocar a arte como construção do conhecimento, propiciando à criança os meios para a realização de experiências no fazer artístico, na apreciação da obra de arte e na reflexão sobre seu produto. Isto significa que a criança deve ter a oportunidade de ler e produzir imagens. Este enfoque muda completamente a prática da arte na educação e enfatiza que a criança, desde muito cedo, já é capaz, embora de forma rudimentar, de se expressar, apreciar e refletir sobre arte.
O jogo pode ser um grande aliado para o desenvolvimento da arte na escola, pois as atividades lúdicas possibilitam que a criança esteja constantemente ativa, sua mente alerta e curiosa, seu ambiente dotado de materiais atrativos e sua inter-relação com as outras