arte
A pintura em vasos contava histórias de deuses e heróis da mitologia grega ou narrava eventos contemporâneos, como as guerras e as festas. O mais antigo (c. 800 a. C) era chamado estilo geométrico porque as figuras e os ornamentos tinham formas basicamente geométricas. O Período Arcaico tardio foi à época áurea da pintura em cerâmica. No estilo de figura negra, adotado no final desse período, as figuras se destacavam em negro contra fundo avermelhado. O artista riscava os detalhes do desenho com uma agulha, expondo a tonalidade da argila. O estilo de figura vermelha, que teve início por volta de 530 a. C., invertia o esquema de cores. As figuras, delineadas contra o fundo negro, eram compostas pelo vermelho natural da argila com os detalhes pintados em preto
Escultura
Estatuas
A medida que estudamos a arte romana e principalmente a escultura podemos afirmar o contraio visto que ao contrario dos gregos romanos procuram o realismo mostrando os defeitos, marcas da idade e de sofrimento humano. Misto das características gregas e estrucas na elaboração da escultura dos estrucos, a fidelidade dos traços da pessoa retratada e dos gregos, a beleza humana idealizada.
Fins públicos
Dedicadas ao imperador
Fins políticos
Esculturas de corpo inteiro, Bustos e relevos
As estátuas e as estátuas equestres, que possuíam funções públicas - documentais, celebradoras, comemorativas e, por vezes, decorativas - e eram plenas de verismo e certo idealismo. Em qualquer uma delas sobressai principalmente o retrato propriamente dito, que se pauta por um grande realismo, não descurando a fisionomia do rosto e enfatizando a descrição da personalidade do representado, sobretudo nos olhos e na expressão do olhar.
Retrato
Normalmente em forma de busto
Reprodução fiel do modelo: características, defeitos, marcas do tempo, sentimentos.
Relevo
Relevo aliado à arquitetura, o relevo normalmente inserido nos arcos de triunfo, altares de sacrifícios, em estela