arte
ÉTICA E CULTURA
CAROLINA MAGALHÃES DA FONSECA, RA 1091133
LICENCIATURA EM ARTE
GUARATINGUETÁ
2014
UNIDADE 1 – SER HUMANO E SOCIEDADE – CONTEXTO HISTÓRICO
CONCEITO DE HUMANO AO LONGO DA HISTÓRIA
Conceito de Humano conforme o site: http://conceito.de/ser-humano#ixzz31SFJTR5w
Define-se como ser humano o homem, que é um animal que pertence à família do homo sapiens. Embora seja comum definirmos a nível genérico como homens, este termo pode provocar alguma confusão, já que também faz referência ao sexo masculino.
Segundo dizem os historiadores, na pré-história, o gênero homo era composto por várias espécies. Porém, desde que o homem de Neandertal se extinguiu (fato que teve lugar há cerca de 30 mil anos atrás) e que desapareceu da terra o homo floresiensis (extinção que aconteceu há cerca de 10 mil anos), a única espécie que subsiste deste clã é a do homo sapiens.
O homem é o resultado de uma evolução dos primatas conhecidos como hominídeos. O seu desenvolvimento original esteve no continente africano, vindo posteriormente o gênero a expandir-se pelo resto do mundo.
O ser humano representa o nível mais alto de complexidade alcançado pela escala evolutiva. O cérebro tem um grande desenvolvimento e permite-lhe concretizar numerosas atividades racionais e elaborar pensamentos abstratos, criativos e de outro tipo. A partir do momento em que completa os três anos de idade, no pensamento humano prevalece o simbólico.
Convém referir que os seres humanos constam entre os animais com características pluricelulares mais longevas da atualidade, chegando a ir além dos 100 anos de idade em alguns casos. Esta circunstância tem variado com o passar dos anos, uma vez que, nos primeiros séculos desta era, a esperança de vida dos seres humanos não passava dos 25 anos de idade.
Outra particularidade do ser humano é o fato de se tratar da única espécie que tem consciência da sua finitude: ou seja, o