Arte
Este trabalho trata sobre os Halogéneos, que se encontra no 17º grupo da tabela periódica dos elementos.
Mencionar as aplicações e os cuidados e os seus benefícios do Cloro, Flúor, Bromo, Iodo e o astato. Os halogéneos no geral e o Cloro em especial, são largamente usados em diversas áreas sociais, tecnológicas e industriais. Com o desenvolvimento da Tecnologia, o ramo da aplicação dos produtos que contêm o Cloro tornou-se mais amplo; isso leva ao aumento contínuo da produção de Cloro.
Infelizmente, alguns químicos usam os conhecimentos de Química em prejuízo dos seus semelhantes e da Natureza.
Nas reações químicas, os halogênios apresentam propriedades oxidantes, recebendo um elétron.
A atividade oxidante dos halogênios aumenta com a diminuição do raio atômico, sendo o flúor o oxidante mais forte. Suas propriedades redutoras apresentam-se muito fracas, sendo o iodo, em comparação com os outros halogênios, um redutor mais forte.
1. Halogênios
São os elementos da tabela periódica que se encontram no grupo 17(7A), formadas pelos seguintes elementos: Flúor, Cloro, Bromo, Iodo, Astato e Unuséptio(este último, radioativo e pouco comum).
A palavra provém do grego e significa formador de sais. Eles são elementos representativos. São altamente oxidantes (decrescendo esta propriedade, no grupo, de cima para baixo), por isso reagem espontaneamente com os metais, não-metais, substâncias redutoras e até com os gases nobres.
Devido a esta alta reatividade, podem ser perigosos ou letais para organismos vivos se em quantidade suficiente. O cloro e iodo são usados como desinfetantes para água potável, piscinas, ferimentos recentes, pratos, etc. Eles matam bactérias e outros microorganismos.
A sua reatividade também é útil no branqueamento de materiais. O cloro é o agente ativo da maioria dos branqueadores usados na produção de papel, por exemplo.
São tóxicos (exceto o iodo), voláteis em