arte
Aluno: Maíra Cristina Giacon
Local: Zoológico de São Paulo
Evento: Visitação ao zoológico
Data: 12/02/2014
A visita ao Zoológico foi monitorada com uma guia nesse dia que trabalha no zoológico e que é apaixonada pelo local! Então recomendo fortemente, para que sua próxima visita ao Zoo seja tão boa quanto a nossa foi!
Exploramos o Jardim Botânico – o lugar é tão bonito que merece um dia só para ele!
Finalmente, era hora de ver os bichos e o potencial artístico que oferece o local!
Mais uma dica da nossa guia, que fez o roteiro de visitação: ao invés de seguir em frente logo depois da entrada (caminho que 99% das pessoas fazem), descemos uma escadinha à esquerda, que já dava nos elefantes. E assim seguimos pelos bichos grandes, que são os de maior interesse: girafas, rinocerontes, ursos, leões, tigres! Até finalmente chegar aos macacos, perto novamente da entrada/saída.
Na ocasião, fomos agraciados com leões e tigres que desfilaram para os visitantes (coisa rara durante o dia!). Como são animais de hábitos noturnos, é mais um motivo para você não visitá-los próximo ao meio-dia (horário em que geralmente quem chegou ao parque no meio da manhã passa por eles). Já perto do fim da tarde, o filhote terá maior chance de se maravilhar com os rugidos!
O passeio nasceu da experiência que o zoo é mais um lugar para aprender, a possibilidade de perceber que uma atividade extraclasse não está isolada das ações em sala de aula, mas aparece como uma proposição capaz de mover nos professores e em cada um de seus aprendizes um modo revigorado de olhar o mundo. Ainda mais: demonstrar, na prática que as experiências extraclasses não são apenas excursões nas quais o passeio e o entretenimento são fatores principais, mas expedições conectadas com um objetivo comum, algo a investigar, a estudar.
Com vistas à educação, um olhar sensível e consciente que deve selecionar, reconhecer e ampliar qualidades estéticas nos educandos e inseri-los