Arte
Curso Técnico em Segurança do Trabalho
Prevenção de Desastres
Extintores pressurizados
A atividade a seguir propõe a descrição e técnicas de uso no combate a incêndios com diferentes tipos de extintores.
Extintor de Água Indicado para combate a incêndios de classe , exemplo: madeira, papel, tecido e material sólido em geral. A situação do gás propelente é mostrada pelo indicador de pressão, sua descarga dura de 40 a 60 segundos; possui alcance de 9 a 15 metros e seu uso é feito pelo acionamento da válvula ou gatilho e o direcionamento do jato de água deve ser orientado para a base do fogo.
Extintor de CO2 Indicado para combate a incêndios de classe , exemplo: incêndios originados por curtos circuitos, equipamentos elétricos energizados; pois o CO2 não conduz eletricidade. Também é indicado para as classes de incêndio e .
Técnica de utilização e dados técnicos (itens que o compõe): Possui gás inflamável e seu mecanismo de funcionamento se baseia na retirada do oxigênio do fogo, também resfriando o combustível. “Fabricado a partir de tubo de aço carbono sem costura SAE 1541 - médio Manganês, tratados termicamente por Normalização. Com pintura vermelha aplicada por processo eletrostático e rotulação adesiva em vinil transparente. Mangote de borracha com reforço em trama de aço e difusor injetado em Polietileno com haste de aterramento.” http://www.hidrofire.com.br/extintor_co2_extintores_incendio.htm Extintor de Pó Químico Seco Indicado para combate a incêndios de classe , exemplo: gasolina, e outros líquidos inflamáveis; age por abafamento, também pode ser utilizado contra incêndios classe e . “Pressurizado com nitrogênio N . Válvula 2 gatilho com rosca M30 x 1,5 testada à pressão de 21Kgf/cm² e acoplado um indicador de pressão e também o anel o’ring, para que não haja vazamento do gás expelente. Mangueira com trama de Nylon, testada à pressão de ruptura aproximada de 800 PSI.”