DETERMINAÇÃO DA PERDA DE CARGA EM TUBULAÇÕES
CENTRO DE TECNOLOGIA - CTEC
ENGENHARIA QUÍMICA
determinação da perda de carga em tubulações
Ana lais de araujo costa joão victor de moura
MACEIÓ - 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE TECNOLOGIA - CTEC
ENGENHARIA QUÍMICA
Determinação da perda de carga em tubulações
Relatório sobre o experimento: Determinação da perda de carga em tubulações, apresentado à disciplina Laboratório de Engenharia Química I sob requisito de avaliação parcial da disciplina com orientação da professora Amanda
MACEIÓ - 2013
Sumário
OBJETIVO
O experimento tem como objetivo estudar a perda de carga em uma tubulação contendo singularidades, em dois sistema simples, um fixo e outro móvel, a partir de medidas manométricas.
FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
Ao escoar por um conduto forçado, o fluido é submetido a variações de pressão, decorrentes de variação na elevação da tubulação, da velocidade de escoamento ou ainda do atrito do fluido com a face interna da parede do conduto.
A área da física que estuda esse fenômeno é a Mecânica dos Fluidos, que divide o escoamento quanto à natureza do fluido, relacionada à sua viscosidade, em escoamentos viscosos e não viscosos.
Todos os fluidos possuem viscosidade, mas, para diversas aplicações em engenharia, assumir a hipótese de viscosidade nula, simplifica as análises e oferece resultados satisfatórios (FOX & McDONALD, 2006).
A viscosidade tem uma influência sobre o perfil de velocidades ao longo de uma dada seção transversal de uma tubulação em análise. Tomando-se como referência o escoamento de um determinado fluido sobre uma placa de comprimento