arte
Dá duas versões de protocolo IP utilizados a IPv4 definida pela RFC 791 que é a mais usada atualmente e a IPv6 definida pelas RFC 2373 e RFC 2460, que foi proposta para substituir a IPv4.
Formato Datagrama:
Um pacote na camada de rede é denominado datagrama que desempenha um papel fundamental na Internet. O formato datagrama IPv4 é mostrado abaixo: Versão
Comprimento do cabeçalho
Tipo de serviço
Comprimento do datagrama
Identificador de 16bits
Flag
Deslocamento de fragmentação (13 bits)
Tempo de Vida
Protocolo da camada Superior
Soma de verificação do cabeçalho
Endereço IP de 32 bits da fonte
Endereço IP de 32 bits do destino
Opção (se houver) dados Versão – Possui 4 bits e define a versão do protocolo IP do datagrama. Através desta informação o roteador poderá saber como tratar o restante do datagrama.
Comprimento do cabeçalho – Possui 4 bits, como o no IPv4 possui um número variado de opções este campo permita saber onde realmente começam os dados.
Tipo de Serviço (Type of Service TOS)- Possui 8 bits e é utilizado para diferenciar os datagramas (baixo atraso, alta vazão e confiabilidade).
Comprimento do Datagrama – Possui 16 bits é o comprimento total do datagrama, o tamanho máximo teórico do datagrama IP é 65.535 bytes.
Identificador, flags, deslocamento de fragmentação – Estes três campos tem a ver com a fragmentação IP.
Tempo de Vida – Este campo serve para que o datagrama não fique circulando eternamente na rede, cada vez que passa por um roteador ele é decrementado de ume quando chegar a zero ele é descartado.
Protocolo – este campo é utilizado somente quando chega em seu destino, ele serve para identificar qual protocolo da camada de transporte ele será encaminhado.
Soma de verificação de Cabeçalho – Ela ajuda o roteador na detecção de erros do datagrama. A somo é tratada a cada 2 bytes e funciona da mesma forma da soma de verificação do protocolo UDP. Casa vez que o datagrama passa por um roteador a