arte
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
6º SEMESTRE- PEDAGOGIA
ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.
Alunos:
Catarina Alexandria/RA2320382277 Cristiane Oliveira dos Santos/ RA 2371385142
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Arte, Criatividade e Recreação”, sob. Orientação do professor-tutor a distância Renata M. Schmidt.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
JACAREÍ, 23 DE SETEMBRO DE 2013.
INTRODUÇÃO
As manifestações expressivas, a atribuição de significados, o acesso aos meio se as ideias presentes no ambiente cultural influem no desenvolvimento do ser humano, ampliando ou restringindo o seu conhecimento e a sua capacidade de apreender o mundo de forma sensível ou não. Parafraseando Merleau-Ponty, o mundo não é restrito ao que pensamos, mas também como articulamos o sentir e o viver. Ou seja, o intelecto não é a única via de conhecimento, uma vez que não conhecemos uma cidade apenas analisando a sua cartografia. É preciso algo mais. É necessário integrarem-se sentimentos e valores, provenientes do envolvimento com experiências vivenciadas. Essas experiências adquirem significado e se completam no momento em que compreendemos a abrangência cultural do sentir, do pensar e do fazer. Portanto, o ser humano não é neutro; é "receptor de sensação e doador de significação, usufruidor de sensação e interrogador de significação" (Soulages, 2004, p. 21).
O homem não cria porque quer, mas porque precisa. O homem, ao tornar-se consciente da sua existência individual, também se conscientiza da sua existência cultural e social. A conscientização inter-relaciona fatores internos e externos e, consequentemente, integra as potencialidades individuais com as possibilidades culturais. A pluralidade de pensamentos, objetivos, necessidades de afirmação e aspirações subjetivas coexistem