arte índigena no Brasil
Disciplina: Artes Ano: 1º ano Turma: “C” Turno: Vespertino Prof.ª: Samara
Componentes: Frankson Souza, Moesio Junior, Maria Leticia, Ingrid Gabriela, Gabriel Silva, Eduardo Silva, Hisnaelly Miranda
Arte indígena no Brasil
Guamaré/RN – 2014
Arte indígena no Brasil
A arte indígena brasileira é um tipo de arte produzida pelos povos nativos brasileiros, que começou antes, durante e depois da colonização portuguesa, que teve início no século XV. É difícil definir um padrão artístico, porém, a cerâmica, o trançado e as danças merecem destaque.
A Música e a Dança
A música e a dança estão frequentemente associadas aos índios e a sua cultura, variando de tribo para tribo. Em muitas sociedades indígenas a importância que a música tem na representação de ritos e mitos é muito grande.
O Traçado e a Tecelagem
Os trançados feitos pelos indígenas possuíam como matérias-primas as folhas, palmas, cipós, talas e fibras. Os indígenas produzem uma variada gama de peças de vestuário, cestas e redes, além de perneiras e abanos.
Os principais produtos que eram produzidos com esta arte de tecelagem eram as vestimentas, que caracterizam muito a sua cultura indígena.
Cerâmica
As peças de cerâmica que se conservaram ao longo do tempo testemunham costumes de diferentes povos indígenas já desaparecidos, numa linguagem artística que nos impressiona.
Elas possuem várias formas diferentes para cada local, como também figuras, isso explica a diversidade cultural presente na época indígena.
Arte Plumária
Essa é uma arte muito especial, pois ela não está associada a nenhum fim lucrativo e sim apenas à pura busca da beleza, com esta arte os índios criam mantos, diademas e colares. Uma das peças mais conhecidas é o “manto Tupinambá” confeccionada pelos Tupinambás, para serem usadas pelos pajés.
Referencias
http://artedosindigenas.blogspot.com.br/