Arte e vida
1.António Jacinto do Amaral Martins
António Jacinto do Amaral Martins, nasceu em Luanda, em 28 de Setembro de 1924. Concluiu seus estudos licencias em Luanda, passando a trabalhar como funcionário de escritório. Destaca-se como poeta e contista da geração Mensagem e, em consequência de seus envolvimentos políticos, é preso no campo de concentração do Tarrafal, Cabo Verde, onde cumpriu pena de 1960 a 1972. Neste ano, foi transferido para Lisboa, em regime de liberdade condicional, onde exerceu a função de técnico em contabilidade. Fugiu em 1973 e foi integrar a luta pela independência de Angola, participando das frentes militantes do MPLA. Após a independência, foi Ministro da Cultura de 1975 a 1978.
E morreu em 23 de Junho de 1991, em Lisboa.
2.António Agostinho Neto
António Agostinho Neto, nasceu em Catete, Angola, as 5 horas da madrugada do dia 22 de Novembro de 1922., faleceu em 1979. Teve estudos primários e secundários em Angola, licenciado em Medicina pela Universidade de Lisboa. Em Portugal, sempre esteve ligado à actividade política, onde com Lúcio Lara e Orlando de Albuquerque fundou a revista Momento, em 1950. Como aconteceu a outros escritores africanos foi preso e desterrado para Cabo Verde, tendo mais tarde conseguido a fuga para o continente africano. Foi p residente do MPLA, e também foi o primeiro presidente de Angola.
Foi casado com Maria Eugenia Neto que actualmente e escritora, tiveram 3 filhos ,que um dos filhos chama -se Irene Neto que foi ex. Ministra das relações exteriores de Angola, autor de um dos livros mais conhecidos de Angola, o livro “ Sagrada Esperança “ e foi autor de muitos outros livros.
3. Alda Lara
Alda Ferreira Pires Barreto de Lara Albuquerque. Nasceu em Angola na província de Benguela em 9 de Junho de 1930 e infelizmente morreu em Cambambe, Angola, em 30 de Janeiro de 1962.Era casada com o escritor Orlando Albuquerque. Muito nova veio para Lisboa onde concluiu o 7º ano do Liceu.