Algoritmo banco de dados
UC 01 – controlar usuário * Descrição: este caso de uso serve para cadastrar os usuários da biblioteca. * Atores envolvidos: Bibliotecário. * Pré-condições: O administrador deve estar logado no sistema. * Pós-condição: Após o final do caso de uso, o sistema deve mostrar uma tela dizendo que o cadastro foi feito com sucesso. * Fluxo de tarefas: 1. O Bibliotecário clica no botão “Cadastrar” 2. O sistema abre a tela de cadastro 3. O Bibliotecário preenche os dados de cadastro 4. O Bibliotecário clica no botão “Cadastrar” 5. O caso de uso é finalizado.
2º
Entidade: Conjunto formado pelo ajuntamento de objetos ou coisas semelhantes. De uma forma bem clara, qualquer coisa do mundo real, concreta ou abstrata na qual se quer guardar informações, (Ex. cliente, produto, vendas, etc.).
Relacionamento: É uma associação ou envolvimento entre entidades, ou ocorrências das entidades devido a regras de negócio.
Cardinalidade: é a quantidade de relacionamento entre ocorrências das entidades, que podem ser mínimas e máximas. Atributo: É tudo que se possa relacionar que seja propriedade da entidade, (Ex. código do produto “entidade produto”, endereço do cliente “entidade cliente.). Podemos ter vários tipos de atributos: * Determinante: é o que destaca, separa, diferencia uma ocorrência de outra ocorrência da entidade. * Composto: é aquele que pode ser dividido em partes, que se forma outros atributos, para representar adequadamente o que se quer. * Derivado: é o atributo que pode ser obtido através de outros atributos, em outras palavras, ele depende de outro atributo. * Multivalorizado: ele pode assumir um conjunto de valores para uma única instancia da entidade. Modelo conceitual - Representa as regras de negócio sem limitações tecnológicas ou de implementação por isto é a etapa mais adequada para o envolvimento do usuário que não precisa ter conhecimentos técnicos
Modelo Lógico - Leva em conta limites